A FTC, órgão de regulação comercial dos EUA, acusa a Amazon de manipular e enganar milhões de clientes para assinarem o serviço Amazon Prime sem o seu consentimento, além de dificultar tentativas de cancelamento da inscrição. Segundo a gigante do varejo, acusações são falsas.
Para quem tem pressa:
A FTC (Comissão Federal do Comércio) processou a Amazon na quarta-feira (21);A agência governamental dos EUA alega que a gigante do varejo enganou milhões de clientes para assinarem (e/ou renovarem) seu pacote Prime;Em comunicado, a Amazon afirmou que as “alegações da FTC são falsas com base nos fatos e na lei”;A empresa também afirmou que “por padrão, tornamos claro e simples para os clientes tanto a inscrição quanto o cancelamento de sua associação ao Prime”;A Amazon acusou a agência de entrar com a ação judicial sem aviso prévio, enquanto as duas partes ainda estavam conversando sobre o caso.
Em comunicado, a Amazon afirmou que as “alegações da FTC são falsas com base nos fatos e na lei” e que “por padrão, tornamos claro e simples para os clientes tanto a inscrição quanto o cancelamento de sua associação ao Prime”.
Leia mais:
Prime Video com anúncios? Entenda novo projeto da Amazon para streamingAmazon Prime Video: como assistir ao serviço de streaming de graçaKindle Unlimited: o que é e como funciona o aluguel de livros da Amazon
A empresa acusou a agência de entrar com a ação judicial sem aviso prévio, enquanto as duas partes ainda estavam conversando sobre o caso.
A verdade é que os clientes adoram o Prime e, no que se refere ao design, tornamos claro e simples para os usuários se inscreverem ou cancelarem sua assinatura Prime.
Amazon
A acusação
(Imagem: Tada Images/Shutterstock)
A queixa, apresentada no tribunal federal de Seattle, alegou que a empresa enganou milhões de consumidores para se inscreverem no Amazon Prime, um serviço de assinatura de US$ 139 (aproximadamente R$ 665, em conversão direta).
Com mais de 200 milhões de membros em todo o mundo, o FTC alega que o serviço ajudou a Amazon a se tornar parte integrante dos hábitos de compras em, pelo menos, muitos lares estadunidenses.
A Amazon enganou e prendeu as pessoas em assinaturas recorrentes sem seu consentimento, não apenas frustrando os usuários, mas também custando-lhes muito dinheiro.
Lina Khan, presidente da FTC
A denúncia, parcialmente redigida, é o culminar de uma investigação iniciada em março de 2021. A FTC, agência federal encarregada de fazer cumprir as leis antitruste e de proteção ao consumidor nos EUA, busca penalidades civis monetárias, mas sem fornecer uma quantia em dólares.
(Imagem: Pedro Spadoni/Olhar Digital)
A reclamação da FTC alegou que a Amazon usou “designs de interface de usuário manipuladores, coercivos ou enganosos, conhecidos como padrões obscuros” para enganar os usuários a renovar automaticamente as assinaturas Prime.
Além disso, o órgão apontou que a liderança da Amazon desacelerou ou rejeitou mudanças que tornariam mais fácil para os usuários cancelarem o Prime porque essas mudanças afetariam adversamente os resultados da empresa.
A FTC tem examinado o uso de padrões obscuros – um termo para táticas de design que levam os usuários a realizar ações que beneficiam a empresa, mas não necessariamente o usuário – no comércio online há vários anos.
A agência tem procurado casos em que as empresas induzem os consumidores a fazer assinaturas com ofertas enganosas e depois criam obstáculos para que cancelem os pagamentos.
Assinaturas Amazon Prime
(Imagem: Anna Quelhas/Shutterstock)
Durante anos, a Amazon facilitou a inscrição no Prime com um ou dois cliques. Mas criou um “processo de cancelamento de quatro páginas, seis cliques e quinze opções” conhecido internamente como “o fluxo da Ilíada”, disse a FTC. A referência diz respeito ao épico de Homero sobre a longa e árdua Guerra de Tróia.
A Amazon renovou seu processo de cancelamento do Prime para alguns assinantes em abril, pouco antes de a FTC abrir o processo, de acordo com a denúncia. A Amazon sabia que suas políticas eram “legalmente indefensáveis”, alegou a agência.
Os representantes da Amazon não responderam imediatamente ao pedido do The Wall Street Journal de comentário sobre o caso.
Em agosto, a Amazon reclamou da investigação da FTC e acusou o órgão regulador de fazer exigências excessivas e irracionais ao fundador Jeff Bezos e aos executivos da empresa.
A companhia pediu a agência que anulasse as intimações civis emitidas a Bezos e ao presidente-executivo Andy Jassy. A FTC rejeitou o pedido.
Com informações de The Wall Street Journal
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!
O post Amazon: acusações da FTC são ‘falsas’, alega empresa; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.