- Advertisement -spot_img
HomeCiência de VerdadeArtistas boicotam SXSW por conta da guerra entre Israel e Hamas

Artistas boicotam SXSW por conta da guerra entre Israel e Hamas

- Advertisement -spot_img

Artistas têm boicotado o festival South by Southwest (SXSW), nos Estados Unidos, em apoio à Palestina na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas. Isso porque o exército estadunidense e a Collins Aerospace estão entre os expositores no evento.

Para quem tem pressa:

Em resposta à presença do exército estadunidense e da Collins Aerospace como expositores, diversos artistas cancelaram suas participações no festival South by Southwest (SXSW) em solidariedade à Palestina na guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas;A cantora Ella Williams, também conhecida como Squirrel Flower, foi a primeira a retirar sua apresentação do evento, criticando a inclusão de “aproveitadores de guerra” no festival. Sua decisão inspirou outros artistas a seguir o mesmo caminho;O grupo Coalizão Austin pela Palestina criticou a associação do SXSW com a indústria de defesa e pediu ao festival que cortasse relações com essas entidades, apelando por um posicionamento a favor da paz, justiça e direitos humanos na Faixa de Gaza;Até o momento, a organização do SXSW, que acontece em Austin, no Texas (EUA), não emitiu uma declaração pública sobre as críticas ou os cancelamentos dos artistas.

A primeira a cancelar sua apresentação no festival, que celebra música, cinema e tecnologia, foi a cantora Ella Williams, conhecida como Squirrel Flower. A artista disse que um festival “não deve incluir aproveitadores de guerra”. Outros que cancelaram suas apresentações no SXSW foram: Eliza McLamb, Gel, Mamalarky, Proper Merce Lemon, Shalom e o selo Flatspot Records.

Leia mais:

Na corrida da IA, China investe pesado mas segue atrás dos EUAO que é a guerra dos chips entre Estados Unidos e China?Os 10 melhores filmes de guerra para assistir nos streamings

Boicote no SXSW

(Imagem: rafapress/Shutterstock)

A decisão de Williams teve reação em cadeia, com várias outras bandas e artistas também cancelando suas apresentações no festival. Esses artistas se posicionaram em solidariedade à causa palestina e como forma de protesto contra a associação do festival à indústria de defesa, segundo o jornal Folha de S. Paulo.

O SXSW, que acontece em Austin, no Texas, até o dia 16, foi alvo de críticas do grupo Coalizão Austin pela Palestina, que solicitou ao festival o fim de suas relações com as indústrias militares. O grupo apelou para que o SXSW se posicionasse a favor da paz, justiça e direitos humanos na Faixa de Gaza, criticando a normalização da militarização nas indústrias de tecnologia e entretenimento.

Até a publicação desta nota, a organização do SXSW não tinha se manifestado publicamente sobre as críticas e os cancelamentos.

O post Artistas boicotam SXSW por conta da guerra entre Israel e Hamas apareceu primeiro em Olhar Digital.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img