O turismo, além de propagar uma cultura, tem função econômica importante quando se trata da geração de emprego e renda para uma população. De acordo com o Ministério do Turismo, o Brasil finalizou o primeiro semestre de 2024 com a marca de 3.597.239 turistas internacionais visitando destinos brasileiros.
Um agente muito importante na área é o técnico em guia de turismo. Esse profissional trabalha diretamente com o turistas, apresentando todas as características do lugar visitado.
Rogério Rocha é um desses técnicos de turismo. Ele conta ter se encontrado no curso quando buscava a realização profissional.
“Minha vida profissional toda fui servidor público e, com 50 anos de idade, tive uma depressão. Cheguei à conclusão que nunca tinha conseguido ter uma satisfação profissional. Eu sempre tive um carinho especial pela área do turismo e, quando iniciei o curso, me encantei ainda mais e tive a certeza que ali estava o que eu estava procurando.”
No curso, ele aprendeu a se comunicar com os turistas, apresentar a cidade e, no caso de Brasília, sua cidade natal, ele aprendeu a história. E, mais importante, como contá-la de forma cativante.
“A gente acaba aprendendo que, de acordo com a maneira que vamos repassar a história daquele local, o turista cria memórias e sentimentos bons daquele lugar, e isso faz até com que ele volte a visitar.”
Sobre a realização profissional, Rogério diz não ter dúvidas de que hoje vive o auge da sua felicidade na profissão e que apresentar sua cidade para pessoas de fora o fez ter ainda mais carinho por Brasília e suas histórias.
“Hoje, começo o dia sorrindo. Vou para o trabalho com um sorriso no rosto e volto para casa ainda mais renovado. O curso técnico mudou a minha vida e me deu a profissão dos sonhos.”
A empregabilidade na área é boa. Principalmente pelo aumento do turismo não só no Distrito Federal, mas no Brasil como um todo. Rogério já saiu do curso empregado.
O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Vitor Corrêa, explica que essa rápida empregabilidade se dá por conta da alta demanda na área do turismo.
“O guia de turismo contribui muito para a apresentação da cidade. No caso de Brasília, é uma cidade com muito potencial na área de turismo corporativo, de aventura, religioso e diversos outros. E é importante dizer que o turismo também abraça outros cursos técnicos, como eventos, gastronomia, hotelaria.”