- Advertisement -spot_img
HomeBrasíliaGDF anuncia ações para melhorias da saúde

GDF anuncia ações para melhorias da saúde

- Advertisement -spot_img

Por Amanda Karolyne e João Paulo Nunes

Em entrevista coletiva desta quinta-feira (23), o Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou ações da saúde para curto, médio e longo prazo. As medidas foram anunciadas após o óbito de três crianças que foram atendidas em hospitais públicos na última semana.

Estiveram presentes na coletiva, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, a secretária de saúde, Luciene Florêncio e o presidente do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante. Os três representantes do GDF prestaram solidariedade às vítimas.

O chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, citou alguns dados do que o governo Ibaneis fez desde que assumiu a gestão. “Desde 2019, foram construídos dois hospitais acoplados, sete UPA’s, 12 UBS, foram feitos 550 mil procedimentos cirúrgicos e ontem foi assinado a contratação de 150 anestestistas”

“Pelas matérias que vêm saindo, parece que a saúde do DF está parada, mas estamos parado. A saúde tem que melhorar sim, mas precisamos de tempo”, explicou o chefe da casa civil.

A secretária Lucilene citou também números que ilustram o que o GDF tem feito pela saúde da capital federal. “Do ponto de vista da atenção primária à saúde, saímos de 43,4% para 68% de cobertura, além de 176 UBS com 633 equipes formadas”.

Leitos e sobrecarga

Gustavo Rocha argumentou que houve uma sobrecarga por conta da dengue. “A saúde é um aprimoramento constante. A demanda é muito grande, o que é possivel, nos estamos fazendo. Nunca foi negada a sobrecarga no sistema de saúde do DF, mas não há crise no sistema. Ele funciona, mas há casos que precisam de melhora”, disse o chefe da Casa Civil.

De 2022 até hoje, Lucilene citou que o GDF construiu 103 leitos no total. “Há um conjunto e uma preocupação do governo em estar recompondo a força do trabalho e a manutenção estrutural para que possamos realizar os procedimentos”.

“As sazonalidades das doenças respiratórias junto com a dengue deixaram as crianças um pouco mais agravadas” disse o presidente do IgesDF, Juracy Cavalcante, que afirmou que o órgão vem tomando medidas para reforçar o atendimento da pediatria.

Ambulâncias

Lucilene Florêncio foi questionada sobre o número de ambulâncias e anunciou novas medidas para tentar solucionar esse problema. “Esperamos que nos próximos 30 dias, 60 ambulâncias possam ser entregues”, disse a secretária.

A responsável pela pasta da saúde falou também sobre uma perda na pediatria. “Houve um déficit de 158 pediatras, porém a atenção primária de saúde faz a busca da resolução de 75% das demandas pediátricas”.

Foi montada uma sala de comando pelo Iges DF para tomar medidas acertadas para determinados problemas. A equipe será composta por médicos e enfermeiros, para mitigar e trazer melhores experiências. “Obviamente tem um timing para treinar essas pessoas, mas muito em breve, questão de menos de um mês, teremos essa sala em pleno funcionamento”, explicou Juracy Cavalcante.

Segundo Juracy, em 2019 foram 7 bilhões investidos na saúde, em 2023 foram 12 bilhões. “Isso é uma demonstração inequívoca que o GDF esta investindo na saúde pública”.

O post GDF anuncia ações para melhorias da saúde apareceu primeiro em Jornal de Brasília.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img