Goiânia – Militares do Corpo de Bombeiros registraram uma cena comovente em uma fazenda em São Miguel do Araguaia, no norte goiano.
Um filhote de queixada, uma espécie de porco-do-mato, foi encontrado com as patas queimadas durante um incêndio que destruiu a propriedade rural na tarde dessa segunda-feira (30/9). Os bombeiros deram água ao animal, no entanto, segundo a corporação, ele morreu um dia depois.
Veja o vídeo:
Incêndio de grandes proporções
De acordo com os bombeiros, apesar dos esforços dos militares e de todos os cuidados veterinários, o filhote inalou muita fumaça e faleceu por insuficiência respiratória.
Conforme a corporação, a área afetada pelo incêndio foi de aproximadamente 20 hectares. As chamas atingiram áreas de pastagem e mata nativa, mas a causa do incêndio ainda é desconhecida.
Os bombeiros informaram que a fumaça foi intensa e chegou a atingir parte da área urbana. No combate ao fogo, foram utilizadas técnicas diretas, com abafadores e sopradores, e técnicas indiretas, como aceiros e linha fria. Além disso, foi realizado o rescaldo com caminhões e tratores.
Foram usados três tratores com tanque pipa e 50 mil litros de água para conter as chamas, segundo o Corpo de Bombeiros.
Queixada
A queixada é a maior espécie de porco silvestre do Brasil. De acordo com um artigo publicado por pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG), a espécie já é considerada extinta em alguns locais, como El Salvador, e em vastas áreas do Brasil. Por essa razão, a queixada encontra-se atualmente em risco de extinção.