Goiânia – O estado de Goiás aderiu de forma parcial à regra da Lei Seca que proíbe a venda de bebidas alcoólicas em certos territórios durante no dia das eleições. Neste ano, sete estados foram adeptos da norma, 13 não aderiram e quatro adotaram de forma parcial.
Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), a restrição total será aplicada em apenas três cidades: Acreúna, Santo Antônio da Barra e Turvelândia. Conforme o órgão, nesses municípios, a venda de bebida alcoólica está vetada desde as 18h de sábado (5/10), e o período só se encerra às 18h deste domingo (6/10), uma hora após o fim da votação.
Porém, algumas cidades goianas anunciaram que vão decretar a Lei Seca, por meio de juízes eleitorais, durante o primeiro turno das eleições municipais de 2024. A lista com 34 municípios foi divulgada pelo TRE-GO. Goiânia não está entre as adeptas.
Confira a página especial do Metrópoles sobre as Eleições de 2024
Nas cidades onde há Lei Seca, fica proibida a venda, distribuição e o fornecimento de bebidas alcoólicas em vias públicas, bares, lanchonetes, supermercados, restaurantes e estabelecimentos similares em todo o território do município.
Veja a lista de municípios adeptos da Lei Seca nas eleições em Goiás:
Goianésia
Santa Rita do Novo Destino
Vila Propício
Barro Alto
Trindade
Uruaçu
Minaçu
Formoso
São Luis dos Montes Belos
São Domingos
Guarani de Goiás
Nova Roma
Itaberai
Mossamedes
Heitorai
Morrinhos
Caçu
Itarumã
Aparecida do Rio Doce
Porangatu
Novo Planalto
Niquelândia
Palmeiras de Goiás
Cezarina
Campestre de Goiás
Bom Jesus de Goiás
Porteirão
Castelândia
Pirenópolis
Cocalzinho
Corumbá
Gouvelândia
Inaciolândia
Quirinópolis