- Advertisement -spot_img
HomeBrasilLula e Janja exaltam Benedita da Silva após fala de Zambelli

Lula e Janja exaltam Benedita da Silva após fala de Zambelli

- Advertisement -spot_img

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, expressaram, nesta quarta-feira (3/7), apoio à deputada Benedita da Silva (PT-RJ) após a também deputada Carla Zambelli (PL-SP) chamá-la de “Chica da Silva”. 

As manifestações foram feitas pelas redes sociais. Lula escreveu: “Minha amiga e companheira de muitas décadas. Exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro”.

Já Janja foi mais ostensiva. “A pequenês e o discurso racista da extrema direita nunca apagará isso. Neste Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial, deixo aqui meu repúdio ao racismo e ao preconceito, e externo toda minha solidariedade e o meu afeto à minha madrinha”, escreveu.

Veja:

Minha amiga e companheira de muitas décadas, @dasilvabenedita. Exemplo de fé, muito trabalho e amor pelo povo brasileiro.

@ricardostuckert pic.twitter.com/Mg7oNflJBT

— Lula (@LulaOficial) July 3, 2024

Bené é uma inspiração para todas nós. Uma mulher que é sinônimo de força política e que, há décadas, é referência por sua luta pelos direitos das mulheres, da população negra e dos mais vulneráveis do nosso país.

Seu tamanho e relevância são gigantes e estão marcados na história… pic.twitter.com/I5eNKj8aaC

— Janja Lula Silva (@JanjaLula) July 3, 2024

Mais cedo, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também fez uma publicação se solidarizando com Benedita.

“Não podemos aceitar que discursos racistas e de ódio encontrem espaço em nossa sociedade e muito menos vindos de parlamentares, que devem seguir uma conduta ética e exemplar”, publicou.

Entenda

A declaração de Zambelli foi feita durante uma live, enquanto ela reclamava de não ter poder de fala na Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, que reúne parlamentares de países do G20, além de nações convidadas, e ocorre em Maceió (AL). O vídeo com a fala da deputada chamando Benedita de Chica da Silva circula nas redes sociais e teve grande repercussão.

Também pelas redes sociais, Zambelli pediu desculpas à parlamentar:

“Deputada Benedita, conforme já falamos e me desculpei pela confusão no nome, a senhora sabe que isso passa longe de querer lhe ofender, muito pelo contrário, até porque a história de Chica é uma linda trajetória de coragem e determinação. Um abraço”, disse ela.

Chica da Silva, nascida Francisca da Silva de Oliveira, foi uma mulher escravizada que viveu no Brasil durante o século 18. Ela conseguiu a alforria e acumulou riqueza e poder, o que rompeu barreiras sociais e raciais, à época. A história dela inspirou obras e virou um símbolo de resistência.

A deputada Benedita da Silva é a atual coordenadora da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img