Um morador da Gávea, na zona sul do Rio de Janeiro, flagrou o momento exato em que um macaco-prego foge após furtar um bolo.
Após roubar o alimento, o macaco foge pelo parapeito do prédio carregando sua “guloseima”, com equilíbrio e cuidado. Pelas imagens é possível ver que ela ainda para no meio do caminho, para tentar abrir a embalagem, mas desiste e segue até alcançar uma árvore, onde um “comparsa” está à espera.
A cena inusitada foi parar na internet e arrancou risadas.
Veja o vídeo:
“Alguém vai ficar sem bolo!”, exclamou o vizinho que fez o flagrante ao ver a cena.
Não alimentar animais selvagens
De acordo com o biólogo especialista em Fauna Urbana, Izar Aximoff, o macaco-prego habita áreas de Mata Atlântica e é muito curioso. Segundo ele, o animal está sempre em busca de comida e costuma interagir com o ambiente urbano, embora essa interação seja perigosa para a espécie.
“Esses animais costumam sair da mata durante o dia e entrar no ambiente urbano. Mas é perigoso para eles. Podem ser agredidos por pessoas, levar choque na rede elétrica, serem atropelados ou até mesmo pegar doenças de animais domésticos”, disse o biólogo ao O Globo.
Uma das hipóteses levantadas pelo biólogo é a da falta de alimentos na mata por conta do período de seca. Apesar disso, alimentar esses animais não é recomendado por interferir na dinâmica da floresta.
“Os primatas são os jardineiros da floresta. Eles desempenham a função de dispersores de sementes e ajudam a floresta a se manter saudável e em pé. Ao alimentar esses animais, acabamos condicionando eles a sair da floresta para comer e acabamos por interferir na dinâmica da floresta”, explica Izar.
Outra preocupação é com o tipo de alimento oferecido. Neste caso, o bolo, por conter açúcar e outros ingredientes processados, é prejudicial à saúde desses animais.
O dono do bolo ficará surpreso ao descobrir que perdeu sua sobremesa para o habitante da floresta.