- Advertisement -spot_img
HomeMundoMatcha: O chá verde que pode reduzir risco de doenças cardíacas e...

Matcha: O chá verde que pode reduzir risco de doenças cardíacas e câncer

- Advertisement -spot_img

É uma das infusões consumidas pelos habitantes de Okinawa, Japão, uma das Zonas Azuis, onde vivem as pessoas mais longevas do mundo. Nesta cidade oriental, o costume é encher uma jarra com mais de meio litro de chá verde e beber aos poucos ao longo do dia.

Dan Buettner, autor e pesquisador dos locais com maior longevidade do mundo, conhecidos como Zonas Azuis, dá duas razões pelas quais este hábito saudável pode ajudar essa população a alcançar taxas mais altas de centenários do que a população geral.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Conhecido por sua cor verde inconfundível, o matcha é uma forma altamente concentrada e em pó de chá verde feito a partir da planta Camellia sinensis. As folhas desta planta são cultivadas à sombra, proporcionando um sabor mais rico e doce do que outras infusões. É o protagonista da cerimônia japonesa do chá.

“Na Ásia, especialmente no Japão e na China, o chá matcha é consumido há séculos”, explicou Frank Hu, diretor do Departamento de Nutrição da Escola de Saúde Pública T. H. Chan da Universidade Harvard. Recentemente, o pó de matcha também tem sido adicionado a smoothies, sorvetes, sobremesas e infusões.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Buettner afirmou: “Em primeiro lugar, a cafeína do chá verde tem sido associada a taxas mais baixas de diabetes e Parkinson, taxas mais baixas de doenças cardíacas e maior concentração”. No entanto, é advertido que o consumo de chá pode interferir no sono se consumido durante o entardecer.

A outra razão pela qual o chá verde é uma bebida que favorece a longevidade dessas populações centenárias é que está repleto de antioxidantes, conhecidos como catequinas, que protegem o organismo dos radicais livres. Estes, juntamente com a cafeína e o aminoácido L-teanina, que também está presente no chá verde, ajudam a proteger o cérebro.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

A nutricionista Romina Pereiro explicou no Infobae que “os antioxidantes são muito potentes porque previnem a oxidação celular. São nutrientes essenciais que reforçam os capilares sanguíneos, regulam a circulação, favorecem a absorção de vitamina C e melhoram o colágeno. É uma proteína fibrosa que serve como cimento intercelular e gera elasticidade na pele. Sua função principal é prevenir a oxidação e as radiações”.

Quais são os benefícios do matcha?

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

1. Favorece a saúde cerebral. O matcha é conhecido por suas propriedades para um envelhecimento saudável, especialmente para a saúde cerebral. Um estudo publicado em 2020 investigou o efeito do matcha no funcionamento cognitivo de adultos mais velhos no Japão. No estudo, 61 participantes receberam uma bebida diária com matcha ou um placebo durante duas semanas.

As mulheres que receberam matcha experimentaram melhorias em dois marcadores da doença de Alzheimer: o funcionamento geral e a memória episódica, a capacidade de lembrar detalhes sobre eventos cotidianos. Os participantes masculinos não obtiveram os mesmos resultados.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

2. Impulsiona a boa memória. Outros estudos apoiam o efeito do matcha na memória, na função cognitiva e na melhoria da concentração, embora a pesquisa tenha encontrado maiores benefícios cognitivos em mulheres do que em homens e os cientistas afirmam que mais estudos em humanos em larga escala são necessários para confirmar os benefícios do matcha para a saúde cerebral.

3. Reduz o estresse. De acordo com uma análise de estudos publicada em 2023 em Pesquisas Atuais em Ciência Alimentar, o matcha pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso pode ser devido aos altos níveis de L-teanina do matcha, um aminoácido relacionado a um melhor humor e menores níveis de tensão.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Substituir o café por matcha pode ser uma boa maneira de obter os benefícios da cafeína do matcha, que difere da do café.

“O café pode causar uma ação rápida, mas também uma queda repentina de energia e sonolência, conhecida como o efeito ‘montanha-russa’”, disse Karolina Jakubczyk, professora do Departamento de Nutrição Humana e Metabólica da Universidade Médica da Pomerânia, na Polônia. “A cafeína do matcha tem um efeito diferente devido à presença de L-teanina, que faz com que os efeitos desta infusão sejam mais prolongados e suaves”.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

4. Pode retardar o envelhecimento precoce. As catequinas do matcha ajudam a proteger as células do estresse oxidativo, o que pode retardar o processo de envelhecimento. Este benefício foi observado principalmente no cérebro, mas o matcha também pode retardar o envelhecimento em outras células do corpo.

5. Melhora a saúde intestinal. Os polifenóis do matcha favorecem a saúde intestinal. O microbioma desempenha um papel importante em doenças como diabetes, obesidade, distúrbios hepáticos e saúde mental, de acordo com estudos recentes. Eles também adicionam bactérias saudáveis ao intestino e podem melhorar o metabolismo. Após duas semanas tomando um chá matcha por dia, geralmente começam a ocorrer mudanças no microbioma.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

6. Reduz o risco de doenças cardíacas. Algumas pesquisas descobriram que as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do matcha podem reforçar a saúde do coração. Estudos recentes sobre certas vitaminas do matcha, incluindo a vitamina C, apoiam as propriedades preventivas do chá contra a aterosclerose, mas mais pesquisas são necessárias para confirmar esse efeito.

7. Reforça o sistema imunológico. Um chá matcha por dia mantém o médico afastado. Pelo menos é o que sugerem os estudos que relacionam o matcha com um sistema imunológico mais forte. As propriedades antiinflamatórias do matcha favorecem um sistema imunológico saudável.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

8. Pode reduzir o risco de certos tipos de câncer. Um dos benefícios mais recentes do matcha é seu potencial para reduzir o risco de câncer. Estudos iniciais em animais sugerem que ele pode interromper a regulação do ciclo das células cancerosas. A maioria dos estudos analisa o impacto do matcha nas células do câncer de mama. No entanto, ainda há muito a ser pesquisado em humanos para comprovar esses benefícios. Estudos em animais nem sempre se traduzem em benefícios para os seres humanos.

Hu não recomenda matcha para pessoas sensíveis à cafeína. Beber muito matcha —especialmente nessas pessoas— pode causar ansiedade, aumento da pressão arterial, dificuldade para dormir e aceleração dos batimentos cardíacos.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Recomenda-se não exceder três xícaras por dia e apenas uma xícara para pessoas que sofrem de pressão alta.

Como preparar o chá matcha? Tomar uma colher de sopa do produto (aproximadamente um grama) e passá-lo por uma peneira para eliminar os grumos, deixando o pó cair na xícara. Adicionar água quente. Embora possa ser misturado com uma colher tradicional, é recomendado o uso de um tradicional batedor de bambu, que ajuda a misturar melhor o pó e a gerar bolhas para criar uma bebida espumosa. Além de água, também pode ser preparado com leite, embora, nesse caso, seja recomendado com leite vegetal para evitar adicionar gorduras saturadas.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O conteúdo Matcha: O chá verde que pode reduzir risco de doenças cardíacas e câncer aparece primeiro em República Noticias.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img