More

    O que é a energia geotérmica e como ela é gerada?

    Com o aumento da busca por novas energias renováveis, a humanidade tem olhado para novas fontes de geração. Nesse processo, uma nova maneira de gerar eletricidade tem ganhado espaço, aos poucos o mundo tem visto surgir usinas de geração geotérmica. Usando o calor do nosso planeta como forma de geração, a energia geotérmica tem tomado a atenção de governos e grandes empresas como mais uma alternativa renovável de geração de energia.

    Leia mais:

    O que é, como funciona e quais as vantagens de usar energia solar?O que é mesh shader e como funciona a ferramentaEnergia térmica oceânica pode se tornar comercial a partir de 2025

    A energia geotérmica pode ser definida como aquela derivada do calor produzido pelas camadas internas do planeta. A energia geotérmica tem múltiplos usos como aquecimento, geração de eletricidade e aquecimento de edifícios.

    Como é gerada energia geotérmica?

    Primeiramente a energia geotérmica é classificada como renovável, uma vez que provém do calor interno da Terra, praticamente inesgotável em escalas humanas de tempo. As usinas geotérmicas de geração de energia seguem o mesmo princípio das usinas termo-elétricas tradicionais. Onde se usa o calor para evaporar água e mover turbinas de geração de eletricidade. Porém, a energia geotérmica é considerada uma fonte limpa e sustentável, emitindo quantidades reduzidas de dióxido de carbono em comparação com as usinas movidas a combustíveis fósseis.

    G. Edward Johnson, via Wikimedia Commons

    A transferência contínua de energia térmica do núcleo da Terra para a superfície, impulsionada pela diferença de temperatura, possibilita o aproveitamento dessa energia tanto em baixas quanto em altas temperaturas. No primeiro caso, a água naturalmente aquecida é usada diretamente, o calor força o líquido a se expandir e ele se locomove pelos poços em alta velocidade, girando as turbinas de geração. Já no segundo, poços geotérmicos perfurados em reservatórios de água quente ou vapor(acima de 235°C) são utilizados para gerar eletricidade, muito similar ao funcionamento de uma usina nuclear. Em ambos os casos a geração é baseada em água e não gera resíduos tóxicos ou radioativos.

    Existe energia geotérmica no Brasil?

    A energia geotérmica possui condições muito específicas para ser extraída. Apesar de usar o calor do próprio planeta como fonte geradora, ao invés de combustíveis fósseis, encontrar lugares com as condições propícias para a geração é complicado. Os locais ideais para usinas geotérmicas são áreas com crosta terrestre fina, geralmente ao longo de fronteiras tectônicas, onde atividade vulcânica e terremotos são comuns.

    A geração também envolve custos altos com a perfuração de poços que podem atingir milhares de metros de profundidade em busca de água quente ou vapor com energia suficiente para gerar eletricidade.

    Por não estar em uma região tectonicamente ativa com vulcanismo. O Brasil não possui em seu território áreas favoráveis para a geração geotérmica. Além disso, historicamente, o Brasil concentrou sua matriz energética em outras fontes renováveis, como usinas hidrelétricas, que se beneficiam da abundância de recursos hídricos.

    O investimento em energia solar e eólica também tem sido priorizado em detrimento da geotermia. No entanto, à medida que as tecnologias avançam e a consciência sobre fontes de energia limpa cresce, é possível que o cenário evolua no futuro, abrindo espaço para o desenvolvimento da energia geotérmica no país.

    (Imagem: NickyPe/Pixabay)

    FAQ

    A energia geotérmica é renovável?

    Sim, por se utilizar do calor que emana do centro da terra, a energia geotérmica é considerada uma fonte de energia renovável. Já que a fonte de geração só seria esgotada com o resfriamento do núcleo do planeta, que não deve ocorrer nos próximos bilhões de anos.

    Onde é usada a energia geotérmica?

    Atualmente a energia geotérmica é bastante usada em países do norte global como a Islândia, Canadá e Estados Unidos. Recentemente a Google tem usado a energia geotérmica para alimentar um de seus data centers no estado de Nevada, nos EUA.

    O post O que é a energia geotérmica e como ela é gerada? apareceu primeiro em Olhar Digital.

    Últimas Notícias

    Notícias Relacionadas