A Polícia Federal (PF) abriu 14 inquéritos neste domingo (6/10) no âmbito das eleições municipais de 2024. Além disso, foram lavrados 13 termos circunstanciados, e 56 pessoas acabaram conduzidas a uma delegacia. O órgão havia instaurado mais de 600 inquéritos relacionados a crimes eleitorais durante a campanha.
Entre os principais crimes apurados estão compra de votos e propaganda eleitoral irregular.
Segundo a Polícia Federal, cinco casos ocorreram no Maranhão. Roraima, Mato Grosso e Rio de Janeiro registraram quatro ocorrências. Acre e Minas Gerais, três. Pará, Alagoas e Ceará, dois.
Mais de 600 inquéritos
A Polícia Federal (PF) instaurou mais de 600 inquéritos para investigar crimes ocorridos durante o período eleitoral. As investigações começaram em 16 de agosto, quando teve início a campanha. Isso representa uma média de 13 novas apurações por dia.
Entre os inquéritos foram investigados casos de movimentação de dinheiro em campanhas de candidatos sem a devida declaração à Justiça Eleitoral. Cerca de 147 apurações estão em andamento para verificar se esses recursos não declarados estão sendo utilizados pelos candidatos.