More

    Sem parar na tomada: nova rua tecnológica carrega veículos elétricos em movimento

    Uma rua em Detroit, no estado norte-americano de Michigan, ganhou um trecho com tecnologia sem fio que carrega veículos elétricos em movimento. A instalação, ainda em fase de testes, é baseada em bobinas de carga indutiva de cobre e foi desenvolvida pela Electreon, uma empresa israelense especializada em soluções de carregamento wireless para EVs.

    São cerca de 400 metros da 14th Street capazes de realizar a função. Os planos para essa implementação na cidade foram anunciados em 2021, com o trecho sendo o primeiro do tipo nos EUA.

    Leia também:

    Waze ganha recurso que encontra pontos de recarga para carros elétricos Ford cria tecnologia que carrega carros elétricos em movimento Estradas esburacadas podem virar fonte de energia para carros elétricos

    Foco na popularização dos elétricos

    A Electreon já implementou projetos similares em Israel, Suécia, Itália e Alemanha. Para a empresa, a importância deste trabalho em uma rua comum (em sintonia com o que já vem sendo visto em estradas) está na possibilidade de uma adoção mais ampla de veículos elétricos.

    Dentre os benefícios, os responsáveis citam a superação de limitações de alcance dos EVs, de infraestrutura de rede e diminuição dos custos e tamanhos das baterias. Confira o projeto:

    É importante destacar que, para receberem as cargas, os veículos precisam estar equipados com receptores apropriados. O carregamento acontece quando o EV está parado ou percorrendo o trecho sobre as bobinas.

    O sistema funciona de maneira inteligente: quando um veículo equipado com receptor se aproxima de um segmento de carregamento, as bobinas sob a rua são ativadas, gerando um campo magnético que transmite eletricidade para a bateria do veículo. Segundo a Electreon, o trecho é seguro para pedestres, motoristas e animais.

    O post Sem parar na tomada: nova rua tecnológica carrega veículos elétricos em movimento apareceu primeiro em Olhar Digital.

    Últimas Notícias

    Notícias Relacionadas